Oi pessoal!
Hoje decidi postar sobre os Procedimentos de
ensino-aprendizagem individualizantes.
Mas o que é isso afinal? Procedimentos Individualizantes são aqueles
que têm o foco na individualidade do aluno.
Começarei a discorrer sobre os métodos Individualizantes
começando pela Aula Expositiva, por ser um dos procedimentos de ensino mais
antigos e tradicionais, e também o mais difundido nos vários graus escolares.
1. Aula expositiva: apresentação oral de um tema, logicamente estruturado. A exposição
pode assumir duas posições didáticas:
a) Exposição dogmática: A
mensagem transmitida não pode ser contestada. Na exposição dogmática, o
professor assume uma posição dominante, enquanto o aluno se mantem passivo e
receptivo.
b) Exposição aberta ou
dialogada: A mensagem é pretexto para a participação da classe e estímulo à
contestação, à pesquisa e à discussão. A aula expositiva, quando dialogada,
favorece a participação dos
alunos e estimula sua atividade reflexiva. Na exposição aberta ou dialogada, o
professor dialoga com a classe, ouvindo o que o aluno tem a dizer, fazendo
perguntas e respondendo as duvidas dos alunos.
2.
Estudo dirigido: O aluno estuda o conteúdo tendo por base
o roteiro formulado pelo professor. Nele devem existir tarefas operatórias que
ativem e mobilizem os esquemas mentais dos alunos. Há diversos tipos ou
modalidades de estudo dirigido, pois o professor pode elaborar um roteiro
contendo instruções e orientações para o aluno.
- ler um texto e depois responder
as perguntas
- manipular materiais ou
construir objetos e chegar a certas conclusões;
- observar objetos, fatos ou
fenômenos e fazer anotações;
- realizar experiências e fazer
relatórios, chegando a certas generalizações.
3. Método Montessori:
Procedimentos de ensino que facilitam a aprendizagem
de crianças deficientes, adaptados para outras crianças. O desenvolvimento
psíquico se processa por meio de estímulos externos, as sensações são à base
das funções intelectuais.
Princípios de Montessori
• Liberdade: incentivo à espontaneidade
infantil.
• Vitalidade: vivência plena da
infância.
• Atividade: educa para a atividade e o
trabalho.
• Individualidade: respeito às
diferenças e à liberdade.
4. Centro de Interesses:
Decroly concebia a educação como autoeducação: “uma escola para a vida e pela
vida”. Constitui um método global e interdisciplinar partindo do interesse do aluno.
No método criado por ele, o conhecimento não se apresenta separado por
disciplinas estanques, sem significação para o aluno. Pelo contrario, o
conhecimento se apresenta de forma integrada, sendo percebido em sua unidade.
Os centros de interesse integram as atividades discentes e criam um laço de
união entre os conteúdos, fazendo-os convergir para um mesmo centro ou eixo de
trabalhos significativo. Nos centros de interesse, há três etapas básicas na
abordagem de cada grande tema ou assunto: a observação; a associação e a
expressão.
Essa foi aula que eu tive!
Espero que tenham gostado,
Abraços e voltem sempre!
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