Procedimentos Individualizantes

Oi pessoal!
Hoje decidi postar sobre os Procedimentos de ensino-aprendizagem individualizantes.
Mas o que é isso afinal?  Procedimentos Individualizantes são aqueles que têm o foco na individualidade do aluno.
Começarei a discorrer sobre os métodos Individualizantes começando pela Aula Expositiva, por ser um dos procedimentos de ensino mais antigos e tradicionais, e também o mais difundido nos vários graus escolares.

1. Aula expositiva: apresentação oral de um tema, logicamente estruturado. A exposição pode assumir duas posições didáticas:
a) Exposição dogmática: A mensagem transmitida não pode ser contestada. Na exposição dogmática, o professor assume uma posição dominante, enquanto o aluno se mantem passivo e receptivo.
b) Exposição aberta ou dialogada: A mensagem é pretexto para a participação da classe e estímulo à contestação, à pesquisa e à discussão. A aula expositiva, quando dialogada,
favorece a participação dos alunos e estimula sua atividade reflexiva. Na exposição aberta ou dialogada, o professor dialoga com a classe, ouvindo o que o aluno tem a dizer, fazendo perguntas e respondendo as duvidas dos alunos.

2. Estudo dirigido: O aluno estuda o conteúdo tendo por base o roteiro formulado pelo professor. Nele devem existir tarefas operatórias que ativem e mobilizem os esquemas mentais dos alunos. Há diversos tipos ou modalidades de estudo dirigido, pois o professor pode elaborar um roteiro contendo instruções e orientações para o aluno.
- ler um texto e depois responder as perguntas
- manipular materiais ou construir objetos e chegar a certas conclusões;
- observar objetos, fatos ou fenômenos e fazer anotações;
- realizar experiências e fazer relatórios, chegando a certas generalizações.

3. Método Montessori: Procedimentos de ensino que facilitam a aprendizagem de crianças deficientes, adaptados para outras crianças. O desenvolvimento psíquico se processa por meio de estímulos externos, as sensações são à base das funções intelectuais.
Princípios de Montessori
• Liberdade: incentivo à espontaneidade infantil.
• Vitalidade: vivência plena da infância.
• Atividade: educa para a atividade e o trabalho.
• Individualidade: respeito às diferenças e à liberdade.


4. Centro de Interesses: Decroly concebia a educação como autoeducação: “uma escola para a vida e pela vida”. Constitui um método global e interdisciplinar partindo do interesse do aluno. No método criado por ele, o conhecimento não se apresenta separado por disciplinas estanques, sem significação para o aluno. Pelo contrario, o conhecimento se apresenta de forma integrada, sendo percebido em sua unidade. Os centros de interesse integram as atividades discentes e criam um laço de união entre os conteúdos, fazendo-os convergir para um mesmo centro ou eixo de trabalhos significativo. Nos centros de interesse, há três etapas básicas na abordagem de cada grande tema ou assunto: a observação; a associação e a expressão.

Essa foi aula que eu tive!
Espero que tenham gostado,
Abraços e voltem sempre!





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